top of page

Exemplos comerciais (Prontuário Terapêutico – Infarmed [17])

PARLODEL ® (Bromocriptina)

 

Indicações: Situações de hiperprolactinemia ou na supressão da lactação. Pode ser usada no tratamento da doença de Parkinson (Agonista do recetor dopamina).


Reacções adversas: Dor abdominal, náuseas, vómitos, obstipação, síndrome gripal, sonolência, hipotensão e nalguns casos alterações da visão.

 

Contra-indicações e precauções: Em situações de hipotensão ortostática; Hipertensão na grávida, pós-parto e no puerpério bem como nas doenças cardiovasculares graves. Está também associada a reacções de fibrose pulmonar ou retroperitoneal, pelo que se recomenda antes de iniciar o tratamento por períodos longos, monitorizar e seguir os doentes para evitar o eventual aparecimento de doenças fibróticas.

 

Interacções: Antagonistas da dopamina, metoclopramida

 

 

 

 

METHERGIN ® (Metilergometrina) 

 

Indicações: Redução das perdas hemáticas após o parto.


Reacções adversas: Náuseas, vómitos e hipertensão. Em caso de sobredosagem surge vasoconstrição periférica, convulsões, insuficiência respiratória e IR aguda.


Contra-indicações e precauções: Deve usar-se apenas no fim da segunda fase do trabalho de parto mas não para indução do parto, e sob a supervisão de especialistas. Evitar em doentes com eclampsia.


Interacções: Prováveis com halotano (perda de eficácia da metilergometrina) e com fármacos simpaticomiméticos (risco de intensa vasoconstrição nas extremidades).

DOSTINEX ® (cabergolina)

 

Indicações: Inibição da lactação logo após o parto ou supressão da lactação já estabelecida. Hiperprolactinemia em disfunções como amenorreia, oligomenorreia, galactorreia e anovulação. Adenomas hipofisários com secreção de prolactina e em hiperprolactinemia idiopática.

Reacções adversas: Náuseas, vómitos, cefaleias, tonturas e dores abdominais. Com doses elevadas pode provocar dores epigástricas, palpitações, cãibras dos membros inferiores, excitabilidade psicomotora ou sonolência.

Contra-indicações e precauções: Hipertensão ou doença coronária. Em doentes com IH é de considerar a redução das doses. São necessárias precauções quando haja hipersensibilidade ao medicamento ou aos alcalóides da cravagem do centeio e em doentes com úlcera péptica ou hemorragia gastrintestinal.

Interacções: Os antipsicóticos como as fenotiazinas, butirofenonas, tioxantenos, a metoclopramida e os antagonistas da dopamina antagonizam os efeitos hipoprolactinémicos. O álcool e os simpaticomiméticos aumentam o risco detoxicidade.

 

MIGRÉTIL ® (Ergotamina + Paracetamol + Beladona (alcalóides) + Cafeína)

 

Indicações: A sua utilização não é recomendada.

Reacções adversas: As dos componentes.

Contra-indicações e precauções: As dos componentes.

Interacções: As dos componentes.

Posologia: Não aplicável face às indicações.

 

SERMION ® (Nicergolina)

 

Indicações: São geralmente indicados nas perturbações circulatórias arteriais (periféricas e cerebrais).

 

Reacções adversas: Perturbações digestivas, rubor facial, sonolência.

 

Contra-indicações e precauções: Hipersensibilidade à nicergolina.

 

Interacções: Potenciação dos efeitos dos fármacos anti-hipertensores.

 

ALERTA

bottom of page